Resiliência a incêndios no Parque Estadual Pico Paraná

Edson Struminski

RESUMO

O Parque Estadual do Pico Paraná (PEPP), localizado na Serra do Mar paranaense, a cerca de 50 km de Curitiba, capital paranaense, foi criado em 2002,  com 4.333,83 ha, mas é uma unidade de conservação governamental que ainda não conta com plano ou ações de manejo e subiste basicamente com estruturas montadas por visitantes (montanhistas). Basicamente o PEPP é um parque com vegetação de altitude.

Ao longo do tempo incêndios tem atingido áreas de florestas primárias de altitude, causando, com isto, perdas para a biota regional. Constatou-se, inclusive, que os combates foram feitos de forma improvisada e que, em geral, desconheceram aspectos da ecologia de altitude.

O presente trabalho procura, portanto, abordar questões relacionadas a incêndios neste parque, procurando, inicialmente esclarecer alguns aspectos referentes a ecologia do fogo e sobre ecologia de ambientes de montanhas. São apresentadas opiniões ainda conflitantes sobre este assunto, mas procura-se propor uma metodologia de análise inovadora, que contemple a resiliência dos ecossistemas de altitude ao fogo, juntamente com sugestões para a prevenção e estabelecimento de prioridades no combate a incêndios neste parque estadual.

Palavras-chave: florestas de altitude, campos de altitude, incêndios florestais

 Ver o relatório completo

Anúncios

One Response to Resiliência a incêndios no Parque Estadual Pico Paraná

  1. Guilherme Zum disse:

    Parabéns, trabalho incrivel, parabéns tbm pelos 2 cursos de combate ao fogo em campos de altitude foi fundamental e ajudou em mto no combate ao fogo do Caratuva em set.2007 e no PedraBranca em set.2008, Neste ano de 2012 a Brigada esta equipada c mais 1 estoque de agua junto ao Rio seco do Caratuva. Parabéns novamente pelo trabalho incrivel!
    Até breve..ou até a próxima montanha…
    ZUM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: